Lisa Monette sabia que queria que seu projeto de faculdade tivesse um impacto duradouro.

Monette, uma Bolsista Rotary pela Paz Mundial na Chulalongkorn University, juntou-se a outros três bolsistas que tinham objetivos semelhantes e os quatro lançaram no dia 27 de agosto o desafio on-line A Million Acts of Peace (Um Milhão de Gestos pela Paz), incentivando um milhão de pessoas a fazer alguma coisa pela paz.
"A ideia surgiu da certeza de que as pessoas fazem coisas simples que não tem grande impacto", explicou Monette. "Mas se um milhão de pessoas fizerem pequenas coisas, o resultado é substancial."
Os parceiros de Monette incluem Gregorio Hernandez Jr., major do exército das Filipinas, Raseema Alam, promotor da paz e consultor canadense e Virender Singh Malik, coronel aposentado da Índia. Todos completaram o programa de três meses. Além do site na web, os quatro criaram uma página no Facebook e estão empenhados em promover sua iniciativa por meio de Twitters.
O site define um gesto de paz como "qualquer coisa que você pode fazer para compreender melhor outra pessoa, lugar ou cultura." Até agora, Monette diz que o grupo já registrou 150 gestos de paz através de e-mails ou contatos via Facebook.
"Comunicação é essencial para a prevenção de conflitos. O diálogo é a chave para a resolução de mal-entendidos", ela explica. "Se pudermos fazer com que as pessoas se comuniquem e trabalhem juntas, conseguiremos alcançar nossa meta."
A participação de Monette no programa Bolsas Rotary pela Paz Mundial foi patrocinada pelo Rotary Club de Ottawa, no Canadá. Para participar ela tirou uma licença do seu emprego como porta-voz do Departamento de Comércio e Relações Exteriores do Canadá, no qual era especialista em assuntos ligados à Ásia, terrorismo e segurança mundial.
Ela conta que seu avô era rotariano e que seu pai, tias e tios participaram do programa Intercâmbio de Jovens. Quando cursava o ensino médio, ela participou de um programa de uma semana patrocinado pelo Rotary Club de Ottawa que levava estudantes à capital do Canadá para ensinar-lhes a respeito de cidadania e desenvolver sua capacidade de liderança.
"Eu me apaixonei por Ottawa", conta Monette, que estudou comunicações e ciências políticas na Carleton University.
Ela conta que o grupo pretende alcançar sua meta até o final do ano mas que não vai ficar decepcionada se eles não conseguirem alcançá-la. "O importante para nós é fazer com que as pessoas reflitam sobre a paz."
Eles estão levando sua mensagem a Rotary Clubs e distritos rotários para conseguir o máximo de ajuda.
"Nós realmente achamos que este desafio se encaixa nos valores Rotary", ela explica. "O Rotary tem tudo a ver com a paz."

Por Arnold R. Grahl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado pela colaboração!

Rotary

Minha foto
"Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomenta um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo".