O teatro em prol da paz




 
 
 

O Bolsista Rotary pela Paz Mundial, Russell Vandenbroucke, com uma criança na Tailândia, usa o teatro e as artes para promover a paz. Foto cedida por Vandenbroucke

Bolsista Rotary pela Paz Mundial, Russell Vandenbroucke, usa os palcos para expressar seu desejo de paz.
"As consequências da violência são sempre negativas", diz o autor de Soldier Circle, uma peça que humaniza os efeitos das guerras no Afeganistão e Iraque em um único soldado, e Atomic Bombers, que virou um programa de rádio em homenagem ao aniversário de 50 anos dos bombardeios de Hiroshima, Japão.
"Dizer que minhas peças levam uma mensagem é muito simples. Não escrevo sobre coisas simples -- ou ao menos as torno mais complicadas", comenta. "A maioria dos problemas humanitários resistem a soluções simples."
Vandenbroucke, professor de artes cênicas e chefe do departamento na University of Louisville em Kentucky, EUA, decidiu se inscrever para um programa de certificação em estudos de paz e resolução de conflitos do Rotary, da Chulalongkorn University, quando lecionava sobre guerra e conscientização em 2006. Ao elaborar uma lista de recursos para seus alunos, ele encontrou materiais sobre o programa. "Pensei, meus alunos não se qualificam, mas acho que eu sim", ele conta. Com o apoio do reitor e da universidade, ele tirou uma licença para participar do programa em 2007.
Um momento marcante durante a experiência foi quando ele visitou um campo de refugiados perto da fronteira entre o Mianmar e a Tailândia. "Nossa presença entre os 48.000 refugiados causou um grande impacto neles", recorda. "Quando os refugiados viram a diversidade de nosso grupo, eles disseram: O mundo sabe que estamos aqui, o mundo está prestando atenção."
"Foi um dos muitos momentos que me fizeram lembrar que o Rotary International é uma organização da qual devemos nos orgulhar."
Vandenbroucke relata que problemas de paz e justiça há muito tempo são uma parte fundamental da sua essência. Em 1969, enquanto aluno da Subdivisão de treinamento de oficiais da reserva (ROTC), ele ouvia conversas sobre agentes químicos e biológicos e conseguiu permissão de sua junta de recrutamento para servir dois anos de serviços alternativos durante a guerra do Vietnã.
Mais tarde, ele passou a escrever peças teatrais por sua habilidade de tratar de problemas complicados de uma maneira tocante.
"O encanto do teatro é muito simples: ele é a arte de contar histórias sobre os seres humanos", ele diz. "Nós entendemos as histórias de pessoas muito melhor e de uma forma mais visceral do que qualquer conceito. As histórias que têm um dimensão social ampla me atraem."
Ele considera os três meses que passou em Chulalongkorn como uma das experiências mais ricas de sua vida. Desde que participou do programa, ele escreveu algumas peças e contribuiu para a elaboração da Encilopédia de Paz da Oxford International.
"Acredito que os problemas do mundo são criados por homens e mulheres e podem ser consertados por eles. Este programa atrai pessoas que entendem isso, e lhes proporciona as habilidades, o conhecimento e as ferramentas para que possam cumprir esta tarefa mais eficazmente", acrescenta.
"Se, ao final do dia, eu tiver contribuído com algumas gotas para esta fonte coletiva que nos sustenta, me sentirei realizado", afirma Vandenbroucke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado pela colaboração!

Rotary

Minha foto
"Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomenta um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo".